DIA
20
SAUDADE SEM TRISTEZA
SAUDADE E GRATIDÃO:
UMA NOVA PERSPECTIVA
PREPARAÇÕES IMPORTANTES
Hoje, quero que você leia com atenção e reflita, independentemente de sua crença religiosa ou visão sobre a vida após a morte...
Quero que você tenha em seu coração e mente a certeza de que, se sente saudade, é porque viveu momentos felizes e marcantes em sua vida. Portanto, não sofra, não questione o universo, apenas agradeça por ter tido a oportunidade de viver instantes que jamais sairão de sua memória e, hoje, compõem sua história. Sei que falar sobre quem partiu é um tema delicado; é mexer em feridas difíceis de cicatrizar. Todos nós sofremos ao perder pessoas que amamos, mas “só deixa saudade quem foi amor”. Por mais que você tenha essa certeza em seu coração, sempre dói não poder mais ter o contato físico, as conversas e os abraços com aqueles que marcaram sua existência.
O destino determina o que iremos vivenciar, mas somos nós que decidimos como lidar com isso. Portanto, afaste a tristeza do seu coração. Quando perdemos nossos pais, parece que uma parte de nossa vida desaparece. O mesmo ocorre quando esposas perdem seus maridos, ou vice-versa, pois se perde o parceiro escolhido para dividir a caminhada da vida. Peço uma reflexão especial a você que sente uma das piores dores envolvendo perdas: pais que perderam filhos. Perder um pai ou uma mãe dói muito, mas perder um filho causa um abalo emocional que, se não cuidado com carinho, pode devastar para sempre a vida de um ser humano.
Se você está devastado pela dor da perda de um ente querido, tenha calma e trabalhe esse sentimento na sua vida e na sua alma. Lembre-se de que grandes provações edificam uma grande fé. Não se deixe cair no fundo do poço da dor e da amargura; levante a cabeça e saiba que, se você está com saudade, é porque viveu momentos felizes. Agradeça ao universo pelos momentos passados com as pessoas que amou e não lamente sua ausência nesta vida. Sentir saudade é bom, mas sem tristeza, pois “só deixa saudade quem foi amor”.
Nossas vidas são marcadas por perdas. Nada dura para sempre. O grande desafio é agradecer os instantes de felicidade que vivemos ao lado de entes queridos em vez de lamentar pelas pessoas que não temos mais. E essa é sua tarefa de hoje. Lembre-se das pessoas significativas que você perdeu, seja porque já faleceram ou porque o tempo e a distância as afastou de você. Procure recordar momentos felizes que viveu ao lado delas. Diga 3 vezes: “obrigado, obrigado, obrigado”. Concentre-se no sentimento de saudade, gratidão e doçura. Deixe a tristeza e a amargura irem embora como nuvens que passam no céu.
Só sente saudade quem já amou. E o amor dura para sempre. Com a ajuda da gratidão, você perceberá cada vez mais que em seu coração há espaço para saudade, mas não para tristeza.
Saudade sem dor:
A arte de agradecer
EXERCÍCIO #20
SAUDADE SEM TRISTEZA
01
Ao acordar, anote em seu Diário de Bênçãos os 10 itens de hoje pelos quais é grato; releia-os e diga em voz alta 3 vezes:
obrigado, obrigado, obrigado;
02
Em seguida, coloque sua Pedra - Amuleto da Gratidão na mão e diga um motivo pelo qual é grato. Repita antes de dormir escolhendo a
melhor coisa que ocorreu no dia;
03
Recorde-se das pessoas especiais que você perdeu, seja porque já faleceram ou porque o tempo e a distância as afastaram de você;
04
Esforce-se para lembrar dos momentos felizes que viveu ao lado delas. Diga 3 vezes: "gratidão, gratidão, gratidão". Foque nos sentimentos de saudade, apreço e ternura. Deixe a tristeza e a amargura partirem como nuvens que passam pelo céu.
Hoje fiz o exercício de refletir sobre as pessoas que perdi e senti uma paz que eu não esperava. Lembrei dos momentos incríveis que passei com meus pais e um amigo querido que já se foram. Ao invés de me afundar na tristeza, foquei em agradecer por ter vivido aqueles momentos. Repeti 'obrigado, obrigado, obrigado' e me senti mais leve. É claro que a dor da ausência ainda está aqui, mas consegui substituir um pouco dessa tristeza por gratidão pelos momentos felizes que tivemos. Foi um alívio e uma forma de honrar aqueles que já partiram.
Galera, hoje foi um dia bem intenso para mim. Hoje fiz o exercício de lembrar das pessoas queridas que perdi. Falei sobre a minha irmã e os momentos que tivemos juntos. A dor da saudade ainda é grande, mas consegui me sentir grato pelos momentos felizes que vivemos. Repeti 'obrigado, obrigado, obrigado' e comecei a ver que a saudade pode ser uma forma de celebrar o amor que tivemos. Não é fácil esquecer a tristeza, mas sinto que estou aprendendo a focar na gratidão pelos bons momentos. Isso trouxe um alívio para o meu coração.